2016: Declarado como Ano Vintage

Depois do Vintage de 2011, o ano de 2016 acabou de ser declarado Ano Vintage pelas principais Casas Produtoras de Vinho do Porto como a Symington Family Estate (Graham's, Dow's, Warre's, Cockburn's e Quinta do Vesúvio), a Taylor's Fladgate Partnership ( Taylor's, Croft, Krohn e Fonseca), a Sogrape ( Ferreira, Sandeman e Oflfley) e a Sogevinus ( Cálem, Barros, Kopke e Burmester) e ainda a Quinta do Noval, a Quinta da Romaneira e a Churchill's.

Espera-se ainda a Declaração de outros produtores de Vinho do Porto.

O que é uma Declaração Vintage?

É a afirmação dos principais produtores de Vinho do Porto, depois de aceite e aprovado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, quanto à excepcional qualidade do vinho referente a uma colheita de um determinado ano. Não sendo regra, há duas ou três Declarações Vintage em média, por década.

O que é um Vintage?

Fruto de uma série de condições climatéricas verificadas ao longo do desenvolvimento da vinha com determinadas castas num determinado ano, que a experiência e intuição dos produtores deixam antever uma excepcional qualidade, merece por isso e desde logo uma série de cuidados, como a selecção, o manuseamento e o transporte das uvas durante a vindima, a vinificação e o armazenamento em barris de menores dimensões durante os 2 primeiros anos, até à decisão final confirmar ou não, as expectativas.

Se confirmado e declarado como Vintage, segue-se o seu engarrafamento para envelhecimento, prosseguindo a sua maturação em garrafa evitando assiO QUEm um maior contacto com o ar e consequente oxigenação, podendo ser consumido nos anos seguintes ao seu engarrafamento, ainda que todo o seu potencial se manifeste ao fim de 10 anos.

Servir um Vintage

Desde logo, um Vintage depois de aberto deve ser consumido de imediato!

Quanto mais velho, mais partículas se acumulam na garrafa criando um depósito, devendo por isso ser vertido para um decantador e repousar antes de ser servido.

Ainda que não seja práctico para o comum dos consumidores e requeira alguma experiência e utensílios próprios, a abertura de uma garrafa deverá ser feita com o corte do gargalo a quente e não, usando um saca-rolhas.

Por fim, e não menos importante, deve partilhar o momento com a família ou com um grupo de amigos!

Os anos Vintage

Descubra aqui se o ano do seu nascimento ou de um ano especial para si, foi declarado Ano Vintage!